História

Idade de criança, responsabilidade de adulto. Treze anos pode ser pouco quando se fala de seres humanos. Porém, quando o assunto é empresa, essa idade já pode representar uma grande responsabilidade, como aquela que é concedida a uma pessoa que completa 18 anos, atingindo a maioridade. Foi assim que a Núcleo, empresa do ramo de gráfica digital e comunicação visual, cresceu e se desenvolveu durante os últimos anos, sempre oferecendo tecnologia de ponta como diferencial.

A Núcleo – “filha” do empresário Luciano Vasconcelos -, foi criada com todo o carinho que se oferece a uma criança. Antes mesmo do nascimento da empresa, Vasconcelos buscou inovações tecnológicas em diversas feiras nacionais desse segmento, indo, inclusive, à Brasília/DF para firmar parceria e, assim, fundar a instituição pioneira na impressão digital no interior de Pernambuco.

No ciclo de vida de uma empresa, ela começa jovem, cresce e amadurece, virando uma empresa madura. É com essa maturidade que a Núcleo comemora, em tão pouco tempo de vida, a conquista de prêmios importantes, como, por exemplo, o Prêmio Qualidade Brasil 2007, Destaque Empresarial (Sebrae), TOP Marcas (Jornal Vanguarda) e Prêmio Inteligência Empresarial 2010. “No Destaque Empresarial, fomos examinados pelo Sebrae e pelo grupo Gerdau e reconhecidos pela capacidade da nossa gestão”. Com o compromisso de inovação e excelência, nos tornamos a maior gráfica digital do interior de Pernambuco.

 

História (por Luciano Vasconcelos)

Tudo começou em 2005 com a impressão digital. A Núcleo Digital era a única solução em impressões digitais e em todos os formatos. O mercado estava começando a entender e pedindo a policromia, em grandes formatos.

O primeiro conceito da Núcleo foi impressão digital. Ao longo desses anos isso foi aperfeiçoado. O mercado foi tendo outras necessidades e aí a gente foi ampliando esse leque, saindo um pouco de impressão digital como princípio e indo para outros seguimentos dentro do próprio contexto da comunicação visual, como, por exemplo, gráfica rápida, brindes e Corte e Gravação Digital. A própria sinalização de frotas foi uma coisa que a impressão digital nos trouxe, e o mercado foi abrindo e percebendo que a mídia exterior não era somente a placa, os painéis e os outdoors, e sim os veículos – caminhões e ônibus -, uma porta, freezer, geladeira, parede de banheiros… tudo ficou fácil para a comunicação visual. O mercado todo – as agências, produtoras e os arquitetos passaram a usar a comunicação visual como um todo.

Há treze anos, nós tivemos a coragem, a dinâmica e a visão numa época em que se dizia que Caruaru não comportava um equipamento de impressão digital. Eu lembro que, em algumas viagens que eu fiz para divulgar a chegada do equipamento, algumas pessoas no alto Sertão chegavam até a não acreditar.

No ano seguinte, a gente já evoluiu. Começamos com uma impressora digital da marca DGI, com 1,68m de largura. No ano posterior, em 2006, a gente já foi para a de 2,50m. No mesmo ano, nós inovamos mais uma vez, com a primeira máquina de alta resolução, com o padrão fotográfico, da marca Roland. Em 2007, adquirimos uma outra máquina, com o mesmo perfil da anterior, com uma maior capacidade de produção.

Ao longo dos outros anos nós fomos investindo em tecnologia e ampliando a loja. Montamos a gráfica rápida, proporcionando menos burocracia para os clientes.

Hoje a empresa é bem organizada. Nós temos os setores bem divididos e gerenciados, que incluem criação, atendimento, produção gráfica, pré-impressão, setor de qualidade, corte e gravação digital, almoxarifado, setor de entrega, aplicação, acabamento, serigrafia, estamparia, RH, administração, fluxo e financeiro.

Acima de tudo, A Núcleo é feita por gente apaixonada pelo que faz, desenvolvemos os mais diversos tipos de soluções e produtos para inovar o mercado de comunicação visual, gráfica digital, sinalização e decoração. Contamos com um parque de equipamentos de impressão digital, máquinas de corte a laser Italianas de alta precisão, router digitais CNC de corte, vinco e fresa de última geração, laminadoras e diversos outros equipamentos. Dando qualidade e acabamento único aos nossos diversos produtos e serviços.