5º TOP Marcas

VANGUARDA realizou a 5ª edição do Prêmio TOP Marcas, a noite dedicada às marcas aconteceu no dia 23 de novembro de 2010, no Maria José Recepções I, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre empresários, políticos, publicitários e representantes de classe. O Jornal VANGUARDA apresentou, durante uma grande festa no dia 23 de novembro de 2010, as marcas mais lembradas pelo consumidor caruaruense. É o “TOP Marcas, as marcas de que Caruaru mais gosta”, importante e já consolidado prêmio do mercado da Capital do Agreste, que chega a sua quinta edição.

A cerimônia de premiação, realizada no Maria José Recepções I, reuniu cerca de 500 pessoas, entre políticos, representantes de grandes empresas do Estado e importantes agências de comunicação. A solenidade foi iniciada com a apresentação da Orquestra de Violinos dos Meninos do Morro do Bom Jesus, sob a regência do maestro Bitonho. Em seguida, o publicitário José Nivaldo Junior, o palestrante da noite, falou a respeito da importância da marca aliada a um bom produto. “Mais importante do que ser lembrado, é ser amado”, citou o publicitário, fazendo referência ao tema ‘As marcas de que Caruaru mais gosta’. José Nivaldo tem se dedicado, nos últimos 20 anos, ao marketing político e corporativo, prestando assessoria institucional a grandes empresas nacionais e internacionais. Também é autor do best-seller  “Maquiavel o Poder – História e Marketing”.

Após a palestra, a diretora do VANGUARDA, Mércia Lyra, iniciou a entrega do prêmio às 50 empresas destacadas pela pesquisa, enquanto um telão exibia a logomarca e o segmento dos vencedores. O cantor Barthô fez um show acústico enquanto era servido o coquetel.

PRÊMIO

Há cinco anos, o Jornal VANGUARDA, em parceria com a JM Consultoria & Pesquisa, vai às ruas para saber qual a preferência dos consumidores caruaruenses por marcas em diversos segmentos. O TOP Marcas apresenta um raio-x do mercado local, quando o assunto é a memorização de marcas.

O número de segmentos foi 50, divididos em 11 categorias: alimentos e insumos, bebidas, construção e reforma, educação, material de limpeza, restaurantes, saúde, telecomunicação, transporte e veículo, serviços e varejo. Foram ouvidas 400 pessoas, acima de 16 anos, na zona urbana de Caruaru, nos dias 18 e 19 de setembro de 2010. Embora seja uma pesquisa quantitativa, o TOP Marcas apresenta mais do que números relacionados à lembrança de um produto. O resultado reflete também a preferência do consumidor por essa marca. Além disso, o produto é relacionado à qualidade, preço e tradição.

De acordo com José Augusto, diretor da JM Consultoria & Pesquisa, a abordagem é rigorosamente domiciliar e a amostra estruturada por cotas, de modo a refletir o perfil demográfico e socioeconômico da população pesquisada, levando em consideração sexo e idade dos entrevistados. “A grandeza da pesquisa utilizada na metodologia assegura um grau de confiança nas respostas de 95,5%”, afirma.
O pesquisador explica que o TOP Marcas serve como termômetro para o mercado publicitário de Caruaru. “A pesquisa tem garantia e representa a opinião da população da zona urbana da cidade. É importante para estimular as empresas a cada vez mais trabalhar o desempenho e a marca junto ao consumidor. Esse prêmio oferecido pelo Jornal VANGUARDA é uma resposta do trabalho de uma empresa diante dos clientes”, destaca.